Medinova na assinatura do Protocolo de Cooperação interinstitucional “+Saúde Ocupacional” do Tâmega e Sousa

A Medinova esteve presente no Auditório do Hospital de Penafiel, no dia 11 de março, para a assinatura do Protocolo de Cooperação Interinstitucional “+Saúde Ocupacional” do Tâmega e Sousa. Este documento diz respeito à problemática da tuberculose e silicose, especialmente em Penafiel e Marco de Canaveses.
O combate à tuberculose é uma aposta de longo tempo da Saúde Pública em Portugal, nomeadamente, na região do Tâmega e Sousa, pela predominância da doença que advém maioritariamente de trabalhadores do setor da extração e transformação do granito nos concelhos de Penafiel e Marco de Canaveses. A silicose é uma doença profissional pulmonar causada pela inalação de sílica que se torna irreversível e altamente incapacitante para o seu portador que aumenta muito o risco de tuberculose.
Nesse sentido, “a ULS do Tâmega e Sousa e o movimento Rotário de Penafiel e Marco de Canaveses, celebraram uma parceria de cooperação para a promoção do rastreio da doença junto dos empresários do setor e com o financiamento do rastreio IGRA para portadores da doença profissional silicose.”
A intenção do referido protocolo definir os eixos de ação de várias entidades para a promoção da Saúde Ocupacional – onde se inclui a Medinova – no combate à silicose e tuberculose baseada em três eixos de intervenção: prevenção das doenças profissionais, rastreio de tuberculose nos trabalhadores com silicose e reforço da comunicação e formação na comunidade alvo.
Assim, as empresas podem contar com os nossos serviços para levar a cabo cada um destes três eixos num plano integrado de combate a esta questão premente para a região do Tâmega e Sousa.